Global Voices, um lugar que cheguei para ficar

O meu nome completo é Dércio Ernesto João Tsandzana, de nacionalidade moçambicana, resido actualmente na capital do país, Maputo. Tenho um percurso académico brilhante não tendo atrasado em nenhum nível anterior até a esta parte.

Escrevo actualmente artigos de opinião para o maior jornal de circulação em Moçambique, Jornal notícias; escrevo igualmente para o Jornal @Verdade; sou membro e activista do Parlamento Juvenil de Moçambique, bem como do Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane.

Entrei para o Global Voices no dia 18 de Dezembro de 2013 e me tornei no terceiro membro que escreve para o Global Voices em Moçambique depois do Jornal @Verdade e do meu amigo que também é do Global Voices, Tomás Queface.

Estou no Global Voices, primeiro por ser um cidadão ávido de participar e com vontade enorme de poder compartilhar histórias e realidades do meu país para o mundo e segundo, sou membro do Olho do Cidadão, uma plataforma online de jovens que usam as redes sociais, blogs e website para a participação na vida política e social e terceiro por saber que as redes sociais têm um poder de aproximar as pessoas e de difundir a informação que é um dos assuntos que mais gosto: Acesso à Informação.
Conheci o Global Voices graças a visita da Sara Moreira (ex editora do Global voices Lusofonia) ao meu país, onde visitou a minha Universidade e falou do Global Voices e convidou aos presentes na palestra para se juntarem a família GV.

Naquele dia fiquei impressionado com o GV, e disse para mim mesmo que o meu sonho passaria por publicar um artigo e assim foi no dia 18 de Dezembro de 2013. No Global Voices conto actualmente com mais de 25 artigos escritos e traduções que foram publicados em menos de um ano que estou nesta grande família. Não existe ainda um grande activismo social pelas redes socais em Moçambique como em outros países, mas actulamente a consciência tende a mudar e as pessoas a despertar.

Como aspirações nesta rede, pretendo levar ao mundo informação, história, casos do meu país em particular, da minha África no geral para que seja conhecido pelo Mundo. Partilhar a nossa cultura rica e a nossa maravilhosa gastronomia também. O Global Voices projectou-me para o mundo e me está a abrir muitas portas, dei entrevistas a DW para Moçambique, tenho artigos saídos do Global Voices em Jornais Nacionais e até artigos publicados no Canal France 24.

Eu amo esta família e nunca irei daqui sair.

5 comments

Join the conversation

Authors, please log in »

Guidelines

  • Please treat others with respect. Comments containing hate speech, obscenity, and personal attacks will not be approved.